domingo, 21 de setembro de 2008

EU ME LEMBRO COM SAUDADE.....


Well... São 05.10 horas....Como constante companhia noturna tenho uma ousada e irritante insônia...Então vim pra cá divagar um pouco.... e não sei a razão de eu ter lembrado dos tempos de infância, vividos aqui mesmo, onde moro hoje... E fiquei comparando a minha infância com a que vejo agora, nos ditos tempos modernos... Lembro-me que o gostoso, antes de tudo, era "preparar a brincadeira", tipo montar a cabana, armar todo o cenário, ensaiar os atos... Brincávamos de bonecas, de casinha, de faz de conta...A maioria das coisas era imaginária....tempos de relativa inocência e de menos violências... Observo a infância de hoje... as crianças não têm tempo para brincar !!! São tantas atividades !!! Natação, Segundo Idioma, Reforço de aulas, Aula de Dança, Aula de Informática, Aula de .... Aula de tantas coisas !!! Pai e Mãe necessitam trabalhar, para prover aos filhos pelo menos um mínimo de conforto, de segurança no futuro, de bons colégios, faculdade, etc etc... e no meio desse turbilhão de atividades e de precoces responsabilidades, ficam os pequeninos que crescem sem terem por perto a presença dos pais, o se embolar na cama ou no sofá, para uma simples conversa, ou contar um para o outro alguma coisa interessante que viu, que aprendeu, que descobriu !!! Não sobra tempo pra desenvolverem uma amizade, uma cumplicidade, uma intimidade de pais com filhos, e vice versa... Isso agora fica por conta da pedagoga, do terapeuta ( éééé.... crianças frequentando terapeutas ), ou do coleguinha da turma do Colégio, ou do Ministro da Igreja onde frequentam....Lembro-me do meu querido papai, que todos os dias me chamava para uma "conversa"... ISSO ERA DIÁRIO... ISSO ERA SAGRADO... Nesse tempinho que passávamos juntinhos, ele me contava histórias, Bíblicas ou Seculares, ele me contava situações que vivenciou na rua, no trabalho, ou ainda lá na sua infância... e tornava isso atual e prático pra que eu usasse durante a minha vida, quando se fizesse necessário !!!! Hoje percebo, com grande tristeza, que não se faz mais isso !!! Se todos os PAIS atentassem para a falta que isso faz pra vida de um filho... A criança não sabe até onde pode ir, sem se prejudicar !!! São os pais que precisam mostrar-lhes o limite, a direção, o caminho... Se isso não for feito, essas crianças, na maioria das vezes, tornam-se adultos arrogantes, prepotentes, orgulhosos, e sem saberem conquistar e cultivar uma amizade, um amor, uma família... Quantas crianças desiquilibradas, inseguras, infelizes, tidas como rebeldes, perdidas ??? Porque se vê hoje em dia tantos adolescentes perdidos sem saberem que rumo tomar, e daí pegam atalhos na tentativa de "se darem bem", e a cada dia, mais e mais se aprofundam num terrível abismo, muitas vezes sem volta ??!!!...Dinheiro, conforto, uma boa faculdade, tudo isso é formidável e necessário, mas não mais que uns momentos de aconchego e instruções que trazem alicerces, fundamentos, bases para que a criança se torne um adulto de caráter reto, de personalidade maleável, disposta a aprender sempre, a melhorar sempre, a crescer sempre, sem menosprezar, sem humilhar, sem debandar-se pra um caminho desatinado, solitário e incompreendido, criando uma máscara, uma capa, um personagem por toda a vida, ou até o momento em que ela própria perceba que precisa mudar pra que não tenha um triste fim !!!! Aí Vc retruca irônico e irritado: _"Mas eu não tenho tempo!!! Tento ser um pai (ou mãe) que provê as coisas necessárias pra meus filhos!!!" Creia-me, mais que "coisas necessárias", estão uns minutos, poucos que sejam, mas preciosos minutos agarradinhos um com o outro, num sofá, numa cama, na grama do jardim, no parque, não importa o lugar, mas que fique bem claro e certo que Vc está ali presente na vida do seu filho(a), oferecendo sua amizade, sua experiência, seu amor ... Não tem luta, não tem problema ou dificuldade que fará com que essa pessoa retroceda, se lembrar desses doces momentos vividos com seus pais !!!! Vc não tem tempo ???? FAÇA ESSE TEMPO SURGIR !!! ADMINISTRE MELHOR SUAS RESPONSABILIDADES E VC VERÁ SURPRESO ESSE TEMPO APARECER !!! E espero de coração, que Vc possa usá-lo com sabedoria, com zelo, com prazer !!!! Meu pai??? DALVIN DE FREITAS, GRANDE HOMEM, GRANDE CIDADÃO, GRANDE AMIGO, GRANDE PAI !!!!JÁ DESCANSA DAS LIDAS DESSA VIDA !!!..."Eu me lembro com saudade o tempo que se foi..."

2 comentários:

Anônimo disse...

Viiiiiiiiiiva Dalvin de Freitas !!!

Já não se fazem pais como antigamente !!!

=/

Anônimo disse...

Esse homem, Dalvin de Freitas era bonito, viu?? Nooossa e põe bonito nisso!!!!!!!! E essa beleza exterior era sem dúvida bem menor do que a que emanava de seu interior em :Elegância, educação, gentileza e caráter. Eu o admirava muitíssimo... e como pai então, sem palavras: Amigo, conselheiro, exemplo de cidadão dos céus. Deixou um legado de honradez que poucos filhos tiveram...Sua partida deixou-nos uma grande saudade, mas exemplos lindos a serem imitados...